Kids

Processo de aprendizagem

Na Safe Step o objetivo é que a criança construa o conhecimento por meio de vivências e experiências educativas. Por isso ela é instigada a: experimentar, pesquisar, levantar hipóteses, formular perguntas e propor respostas.

Nesse processo, aprendem a pensar sobre o que está à volta, buscam informações em diferentes fontes e constroem os conhecimentos de maneira significativa.

Na convivência com outras crianças, também são estimuladas a refletir sobre causas e consequências das próprias atitudes para elas e para os outros.

Estrutura

Com a intenção de proporcionar ambientes diversificados e agradáveis para as crianças, as atividades são ministradas em diferentes espaços:

  • Play room (brinquedoteca): criada para que elas tenham experiências da vida diária, possui uma mini cidade com: Market, Beauty Salon, Hospital, Bakery, Pet and Mechanic.
  • Art Room (ateliê): espaço voltado para vivências do mundo artístico; conta com fantasias e acessórios para dramatizações e inúmeros materiais para propostas de artes plásticas.
  • Math classroom (sala de matemática): nesse espaço, brinquedos e materiais ficam dispostos à altura das crianças; são diversos recursos que ilustram conteúdos matemáticos, como: cores, números, sequências, lógica, formas, entre outros.
  • Library (biblioteca): espaço voltado para leitura, ambiente amplo, com livros dispostos à altura das crianças.
  • Language classroom (sala de linguagem): nesse espaço com uma mesa, as crianças têm contato com o mundo das letras, por meio de livros, varal do alfabeto, brinquedos que auxiliam na formação de palavras, entre outros; para realizarem os registros.
  • Social Studies classroom (sala de natureza e sociedade): espaço em que as crianças encontram materiais voltados para o aprendizado de conteúdos sobre o meio ambiente, como: animais, tempo, corpo humano, mapa mundi, entre outros.
  • Lab (laboratório): nesse ambiente as crianças contam com materiais voltados para a realização de experiências laboratoriais, tubos de ensaio, fabricação de slime, mesa de luz.
    Playgound: espaço amplo com tanque de areia tratada (azul), cubo de elásticos, materiais não estruturados para brincadeiras diversas, casinha e bikes.

Na Safe Step, o foco é o desenvolvimento integral do indivíduo, em todas as habilidades: linguística, cognitiva, motora e social.
Na Educação Infantil, a parceria escola-família exerce importante influência nesse processo de desenvolvimento, já que a criança sente-se mais segurança quanto maior for a coerência de ideias ao redor. Para tanto, estamos em constante contato com os pais, seja por meio de reuniões coletivas ou individuais, ou mesmo no encontro informal diário na escola.
Ao pensar pelo prisma da primeira infância e da criança, a Safe Step elabora o programa pedagógico, cujos objetivos de aprendizagem estão separados por eixos: Independece and Autonomy, Language Arts, Science, Social Studies, Math, Arts, Language, Performance Arts, Music, Body and Moviment, Gardening e Cooking Class.

Desenvolvimento

A proposta educacional da Safe Step está pautada nas diretrizes curriculares nacionais, que definem competências e diretrizes para a educação infantil.
A Unidade Kids tem como objetivos gerais:

  • Observar a criança e estimulá-la nos primeiros e subsequentes momentos de convivência;
  • Propiciar à criança vivências significativas e diferentes experiências, para que se exercite, aprenda a conhecer-se e perceber-se no espaço, bem como desenvolver-se integralmente (aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais).
  • Dar à criança suporte para as necessidades afetivas;
  • Proporcionar-lhe conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes.
  • Ampliar a confiança e a participação das crianças em atividades individuais e coletivas.
  • Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

A aprendizagem acontece a partir de Projetos, cujos temas partem de necessidades e/ou desejos das turmas, e o professor assume o papel de mediador, ou seja, viabiliza e organiza as etapas de trabalho. O desenvolvimento de projetos oportuniza: observação, reflexão, busca por informações, interpretação, levantamento de hipóteses, confronto de ideias, análise, dentre outras capacidades essenciais para toda a vida.
As professoras criam as propostas de acordo com os objetivos e as capacidades – cumulativos – de cada faixa etária, dentre eles:

Step 1

  • Reconhecer-se como parte de um grupo.
  • Participar de ações simples de cuidados de higiene.
  • Orientar-se espacialmente na escola.
  • Ter iniciativa para solucionar alguns problemas cotidianos.
  • Aproximar-se dos colegas para brincar.
  • Verbalizar vontades.
  • Controlar, quando solicitado, emoções negativas.
  • Utilizar a fala em diferentes situações.
  • Participar de propostas de artes plásticas com diferentes materiais.
  • Ouvir músicas de diferentes estilos.
  • Explorar os recursos de representação.
  • Observar seres vivos.
  • Ter contato com plantas.
  • Reconhecer e nomear cores.
  • Nomear partes do corpo.
  • Desenvolver confiança nas próprias capacidades motoras.
  • Participar de propostas diversas que oportunizam o desenvolvimento da coordenação motora manual.

Step 2

  • Conhecer e respeitar a rotina.
  • Reconhecer os pertences, próprios e os dos colegas.
  • Colaborar com as normas dos ambientes.
  • Participar da elaboração de regras grupais e respeitá-las.
  • Perceber as consequências dos seus atos.
  • Reparar condutas inadequadas.
  • Reconhecer singularidades, entre as pessoas com quem convive.
  • Compartilhar materiais e espaços.
  • Controlar atitudes impulsivas.
  • Formular orações completas.
  • Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.
  • Descrever acontecimentos, objetos, pessoas, entre outros.
  • Relatar vivências, fatos e ideias.
  • Dialogar - comentar a partir da fala do outro.
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
  • Diferenciar imagens de textos.
  • Entender a função da comunicação escrita.
  • Ter contato com letras.
  • Reconhecer o próprio nome.
  • Identificar e nomear as letras que aparecem no próprio nome.
  • Ter intenção ao desenhar.
  • Explorar diferentes movimentos, visando à produção de marcas gráficas.
  • Respeitar os limites do papel.
  • Interpretar letras de músicas.
  • Participar da invenção de histórias.
  • Conhecer diferentes formas de Expressão Cultural.
  • Identificar alguns papéis sociais, existentes nos grupos de convívio, dentro e fora da escola.
  • Nomear os seres que conhece.
  • Identificar alguns fenômenos naturais.
  • Classificar - observar, investigar e descrever os atributos dos objetos.
  • Selecionar e agrupar objetos.
  • Reconhecer e nomear formas geométricas.
  • Descrever tamanhos, posições, direções e distâncias com vocabulário adequado.
  • Utilizar a contagem oral em brincadeiras e situações em que reconheça a necessidade.
  • Entender a função numérica.
  • Identificar algarismos.
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento durante jogos e brincadeiras.

Step 3

  • Identificar necessidades e buscar satisfazê-las.
  • Solucionar alguns problemas cotidianos.
  • Cumprir pequenas responsabilidades, quando solicitado.
  • Expressar opiniões.
  • Compartilhar vivências.
  • Colaborar com os trabalhos em grupo.
  • Propor brincadeiras.
  • Superar situações “difíceis”.
  • Defender seus direitos perante ao grupo.
  • Considerar e respeitar opiniões diferentes das suas.
  • Evitar situações de perigo.
  • Concluir os trabalhos e atividades que começa.
  • Transmitir recados e avisos.
  • Narrar fatos em sequência causal.
  • Narrar fatos em sequência temporal.
  • Participar de situações que incentivem a análise e a reflexão sobre a língua escrita.
  • Identificar os valores sonoros convencionais à escrita.
  • Perceber semelhanças e diferenças entre nomes.
  • Combinar letras para formar palavras.
  • Escrever algumas palavras conhecidas.
  • Preocupar-se com a aproximação do real, ao desenhar.
  • Desenhar a figura humana.
  • Identificar rimas nas músicas.
  • Respeitar as tradições de país/cidade/comunidade.
  • Utilizar noções simples de cálculo mental, como ferramenta para resolver problemas.
  • Identificar e nomear numerais nos diferentes contextos em que se encontram.

Step 4

  • Antecipar a rotina de atividades do grupo.
  • Conhecer algumas normas básicas de saúde.
  • Ajudar os colegas em dificuldades.
  • Argumentar pontos de vista.
  • Aceitar críticas.
  • Concluir os trabalhos e as atividades que começa.
  • Pronunciar fonemas corretamente.
  • Identificar palavras significativas.
  • Utilizar a direcionalidade da escrita.
  • Escrever algumas palavras conhecidas.
  • Expressar pensamentos, sentimentos, conhecimentos e vivências por meio de produções artísticas.
  • Possuir repertório amplo de canções.
  • Brincar com a música (imitar, inventar).
  • Valorizar e ampliar as possibilidades estéticas das dramatizações.
  • Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
  • Descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
  • Entender e utilizar a adição e a subtração.
  • Identificar a posição de um número na série (antecessor / sucessor).
  • Fazer experiências com dinheiro em brincadeiras e em situações diversas.
  • Conhecer diferentes estratégias de cálculo.
  • Pintar em espaços limitados.
  • Recortar com tesoura.
  • Escrever letras do mesmo tamanho – proporção.
  • Formular explicações e conclusões individualmente ou coletivamente.

Bilinguismo na Unidade Kids

Na Unidade Kids, as crianças participam de propostas em Inglês e em Português, na mesma proporção, durante o período pegadógico (vespertino). Essas atividades são ministradas por duas educadoras – uma para cada língua – para que as crianças acostumem-se a utilizar a fala de acordo com o contexto.
Em Inglês, as professoras abordam os mesmos temas dos projetos, desenvolvem práticas nas diferentes áreas do conhecimento e propostas lúdicas, para que o entendimento seja mais fácil; além disso, elas utilizam muitos gestos, expressões faciais e corporais que dão dicas sobre o significado das frases.
Alguns objetivos do projeto bilíngue da Safe Step são:

Compreensão bilíngue;
Enriquecimento do vocabulário (em Inglês);
Conhecimento de músicas, lendas, histórias e brincadeiras americanas.
Na Safe Step, são comemoradas as datas americanas, como Thanksgiving, St. Patrick’s day, 4th of July, Halloween, entre outros.

Alimentação

O almoço é fornecido pela Nutrico, empresa de nutrição, especializada em atender escolas.
Os alunos são incentivados a comer sozinhos e a ter um ambiente de alimentação tranquilo e agradável.
Nas atividades de culinária, o paralelo traçado entre a proposta e os momentos de refeição se completa. Os alimentos são apresentados in natura, para que as crianças tenham oportunidade de manipular, bem como, desde cedo, sejam incentivadas a escolher dentre opções saudáveis.

Valores

O Curso de educação Infantil tem custo anual, calculado com base na estrutura da escola, carga horária de (no mínimo) 200 dias letivos, atividades ministradas por profissionais capacitados e que participam de treinamentos periodicamente, materiais e recursos pedagógicos e equipe multifuncional (psicóloga, professor de música e de Espanhol), entre outros.
Os valores são cobrados no ato da matrícula e mensalmente, durante o ano letivo.

Em janeiro e julho, a escola oferece Curso de Férias, que é opcional e cobrado à parte da mensalidade; os valores e a programação são informados em tempo hábil.