Baby

Berçário

A Safe Step é uma instituição que prioriza a criança, sua liberdade de pensar e agir, sua vontade em explorar e conhecer a si e ao mundo. Para que o processo de aprendizagem ocorra de forma tranquila, o bebê deve sentir-se seguro e familiarizado com o mediador e com o ambiente.

Por isso, a criação do vínculo é a nossa primeira preocupação. Com vínculos bem estabelecidos, inicia-se o projeto. Nele temos como objetivo o desenvolvimento integral de cada criança de maneira lúdica e atrativa, por meio de brincadeiras, “faz de conta”, terapia aquática, atividades corporais e sensoriais, entre outros.

Acreditamos que os estímulos são fundamentais para o desenvolvimento do bebê, sempre considerada a singularidade, o tempo de concentração e o cuidado com a super estimulação.
Durante o semestre, as turmas participam de projetos, cujos temas norteiam a aprendizagem, de forma lúdica e divertida. Isso possibilita o desenvolvimento integral de cada criança; a partir dessas vivências a criança descobre o mundo e as próprias possibilidades.

Estrutura

A Safe Step conta com ambientes projetados especialmente para atender às necessidades das crianças por faixa etária.

  • Salas de estimulação: acolchoadas nas paredes e no chão, onde se realizam a maioria das propostas de estimulação sensorial e coordenação motora. Contam com brinquedos coloridos, sonoros e fáceis de manusear, perfeitos para os primeiros contatos do bebê com o objeto, a escola e as novas descobertas.
  • Brinquedoteca: ampla sala projetada para receber diversas atividades dirigidas, como rodas de história e de música, jogos simbólicos e também a brincadeira livre. Os brinquedos são específicos para a faixa etária (0 a 2 anos), em altura acessível, para instigar a criatividade delas.
  • Ateliê: ambiente desenvolvido para aulas de expressão artística, cujos materiais são atóxicos e escolhidos para estimular a curiosidade, a criatividade e a exploração.
  • Horta: espaço reservado para as crianças terem o primeiro contato com a terra e a natureza, além de conhecerem o processo de crescimento das plantas.
  • Playground: espaço amplo com piso anti-impacto e brinquedos adequados para a faixa etária, acrescido de teto retrátil que garante o banho de sol.

Todos os espaços são preparados para que as crianças explorem as possibilidades e construam o conhecimento. A estimulação sensorial pode ser desenvolvida em qualquer um desses espaços, pois todos possuem diversos materiais e infraestrutura carinhosamente pensada para auxiliar no desenvolvimento das crianças.

Desenvolvimento

A escola para crianças de 0 a 2 anos – foco neste projeto – é a primeira etapa que promove o desenvolvimento integral dos pequenos, na medida em que privilegia a brincadeira (dirigida e livre), a experimentação e o relacionamento da criança com o mundo, pelas diferentes linguagens.

O atendimento na Safe Step é lúdico e as práticas pedagógicas são flexíveis; e ao ter a individualidade respeitada, a criança tem oportunidade de demonstrar: perspectiva de mundo, preferências, gostos, opiniões e sentimentos.

A Safe Step acredita que, desde o nascimento, o bebê desenvolve o corpo e os movimentos, dia a dia. Dessa forma conhece a estrutura física e começa a mover-se. Assim, o corpo deve ser entendido como o primeiro brinquedo da criança e instrumento de ludicidade.

Todos os dias, professoras e berçaristas sugerem atividades que favoreçam tais habilidades. Entendemos que toda criança deve brincar e, por isso, transformamos a brincadeira em objeto de aprendizagem. Dessa forma, essas atividades tornam-se interessantes e ganham significado.

Toddlers 1

Turma para bebês de 4 meses a 1 ano de idade - a prioridade das atividades dessa turma é o desenvolvimento neuropsicomotor, para que os pequenos tenham oportunidade de atingir e aperfeiçoar os sentidos e as habilidades, como:

  • ter controle completo sobre a cabeça e usá-la para explorar o mundo à volta;
  • rolar;
  • criar força nos membros;
  • puxar os objetos para si;
  • engatinhar;
  • sentar;
  • agarrar o que quer e posicionar-se no chão para brincar;
  • desenvolver visão e coordenação (olho/mão);
  • segurar a mamadeira;
  • sentar sem apoio e com iniciativa;
  • dominar movimentos finos (movimento de pinça com indicador e polegar);
  • bater palmas;
  • ficar em pé com apoio;
  • andar segurando em objetos;
  • escolher (puxar) e guardar (colocar) o brinquedo em caixas;
  • estimular o desenvolvimento individual;
  • observar os movimentos naturais;
  • explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em diversas situações de interação;
  • explorar diversos materiais;
  • responder a estímulos auditivos e visuais;
  • explorar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e afins;
  • deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao rolar, arrastar, engatinhar e andar;
  • demonstrar atitudes de confiança nas próprias capacidades motora.
  • conquistar e aprimorar a força nos membros;
  • desenvolver aspectos sociais e afetivos;
  • andar.

Toddlers 2

Formado por crianças de 1 a 2 anos de idade; faixa etária em que a criança aprende a explorar os diferentes recursos do próprio corpo, por meio dos sentidos: olfato, tato, visão, audição e paladar.

A partir de situações planejadas, com o objetivo de despertar tais sentidos, ela explora o mundo ao redor e potencializa as possibilidades de aprendizagem.

  • Começa a dar os primeiros passos e andar por curtas distâncias.
  • Já consegue folhear as páginas, a depender do seu contato com os livros.
  • Senta e levanta, quando quer.
  • Sobe as escadas com o mesmo pé.
  • Exibe mais curiosidade.
  • Atende a pedidos simples (“me dá isso?”, por exemplo).
  • Ganha equilíbrio e começa a correr.
  • Interage com bola usando pés e mãos.
  • Exibe mais autonomia.
  • Segue regras.
  • É capaz de brincar com faz de conta.
  • Anda sem apoio.
  • Senta e levanta.
  • Desenvolve equilíbrio.
  • Tenta falar;
  • Conhece e tenta nomear cores e animais;
  • Usa onomatopeias;
  • Participa de atividades em roda.

O papel da Professora e da Berçarista

A escola para crianças de 0 a 2 anos – foco neste projeto – é a primeira etapa que promove o desenvolvimento integral dos pequenos, na medida em que privilegia a brincadeira (dirigida e livre), a experimentação e o relacionamento da criança com o mundo, pelas diferentes linguagens.

O atendimento na Safe Step é lúdico e as práticas pedagógicas são flexíveis; e ao ter a individualidade respeitada, a criança tem oportunidade de demonstrar: perspectiva de mundo, preferências, gostos, opiniões e sentimentos.

A Safe Step acredita que, desde o nascimento, o bebê desenvolve o corpo e os movimentos, dia a dia. Dessa forma conhece a estrutura física e começa a mover-se. Assim, o corpo deve ser entendido como o primeiro brinquedo da criança e instrumento de ludicidade.

Todos os dias, professoras e berçaristas sugerem atividades que favoreçam tais habilidades. Entendemos que toda criança deve brincar e, por isso, transformamos a brincadeira em objeto de aprendizagem. Dessa forma, essas atividades tornam-se interessantes e ganham significado.

Bilinguismo na Unidade Baby

O programa bilíngue da Safe Step é baseado em crenças e particularidades. Acreditamos que seja mais efetivo um sistema que contempla 50% da língua portuguesa e 50% da língua inglesa.

Buscamos, acima de tudo, que as crianças tenham contato com nova cultura, por isso comemoramos todas as datas brasileiras e americanas.
O primeiro contato com a língua inglesa, na Safe Step, acontece aos 4 meses de idade, durante 30 minutos, no English time. Uma pedagoga faz a inserção da língua, por meio de brincadeiras lúdicas, músicas e contação de histórias.

A partir do Toddlers 2, as crianças passam a ter uma assistente bilíngue, que as acompanha durante as atividades pedagógicas, como o reconhecimento de: objetos, cores, formas, e nas propostas de estimulação sensorial. Assim, começam a compreender e a responder a alguns comandos dados em Inglês e tentam reproduzir palavras.

Alimentação

A alimentação da escola é opcional. Até os 2 anos de idade os pais podem optar em comprar as refeições da escola ou trazer de casa. Nosso cardápio e papinhas são feitos pela empresa parceira NUTRICO. No lanche da tarde solicitamos a lata de leite de preferência da família e do bebê. Aceitamos o leite materno congelado.

Mensalidade

O Curso de berçário tem custo anual, calculado com base em: estrutura da escola, carga horária de (no mínimo) 200 dias letivos, atividades ministradas por profissionais capacitados e que participam de treinamentos periodicamente, materiais e recursos pedagógicos e equipe multifuncional (psicóloga, professor de música), entre outros.
Os valores são cobrados no ato da matrícula e mensalmente, durante o ano letivo.